A cultura do surf é marcante no estado de Santa Catarina, e essa cultura influencia o estilo dos habitantes e incentiva o turismo na região. Inclusive, as praias de Imbituba são um dos destinos favoritos de muitos praticantes do surf, especialmente do windesurf e kitesurf. A praia de Ibiraquera, por exemplo, é considerada a melhor praia para prática do Kitesurf e do Windsurf no Brasil, pois essa região possui excelentes condições.
O windsurf (conhecido também como prancha à vela), consiste em “”planar”” com a prancha sobre a água e manter o equilíbrio mesmo com a força do vento. O windsurf possui esse nome de acordo com a união das palavras wind (que significa vento em inglês) + surf. Para a prática é ideal analisar as condições da água e do vento.
Já o kitesurf, também conhecido como kiteboarding ou flysurf, é praticado com uma prancha e uma pipa que é presa ao condutor por quadro cordas, a estrutura aerodinâmica da pipa é feita para permitir a entrada perpendicular do vento para que assim, possam ser feitas as manobras. O nome kitesurf consiste na união de duas palavras kite (pipa em inglês) + surf. Esse esporte pode inclusive ser praticado em lagoas e rios que não possuem grandes ondas.
Portanto, os praticantes podem aproveitar intensamente as ondas do mar e as marés favoráveis de algumas praias de Santa Catarina que são ideais para esses esportes radicais.