Depois do mês amarelo, temos campanha que dura todo o mês e Outubro e incentiva as mulheres a realizar o autoexame, além de outras formas de prevenção do câncer de mama
A prevenção é sempre a melhor opção quando falamos da nossa saúde. Manter os exames e visitas ao médico em dia diminui bastante as chances de ser surpreendido por qualquer doença em estágio avançado.
Especialmente se tratando do câncer de mama, é possível realizar o autoexame em casa, sem depender de médicos – porém, sempre com a orientação correta!
Atualmente a estimativa de novos casos de câncer de mama no Brasil passe de 57 mil. O número de mortes em 2013 chegou a 14 mil, sendo somente 181 homens, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele. A doença nas mamas também pode ocorrer em homens, no entanto, são casos raros, correspondendo apenas a 1% do total de casos.
Infelizmente existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida e outros não, dependendo do organismo da pessoa e como ele consegue lidar com essas células. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
O câncer de mama é raro de aparecer antes dos 35 anos. Acima dessa idade, os casos tornam-se mais comuns, aumentando progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas apontam que esse aumento da incidência acontece tanto nos países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.