O pôr do sol talvez seja um dos fenômenos da natureza mais impressionantes. Toda tarde, quando o astro rei descansa no horizonte, o céu ganha um colorido especial. Mas por que será que nós gostamos tanto desse espetáculo? Vamos refletir um pouco sobre o assunto?
A importância do Sol para os seres humanos é inegável. Graças a sua luz, as plantas crescem e nós conseguimos cultivar o alimento. O calor dos raios solares quebra o frio da madrugada, tornando a vida na Terra mais confortável. Além disso, o ciclo de dias e noites também foi uma das primeiras maneiras de medir a passagem do tempo.
Não é à toa que sociedades antigas tenham cultuado essa grande bola de fogo como um deus. Do egípcio Rá ao Sol Invicto do Império Romano, esse corpo celeste sempre foi visto com admiração.
E os benefícios do sol para a saúde são estudados até hoje pela ciência. Estar ao ar livre ajuda a sintetizar vitamina D, nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos. Também é bom para regular a produção de endorfina e serotonina, substâncias relacionadas ao bem-estar. Ou seja: um pouquinho de praia todos os dias ajuda a afastar o fantasma da depressão.
Porém, é preciso evitar os horários de pico, quando o astro está a pino e pode causar queimaduras graves. Os dermatologistas recomendam que a exposição ao sol se dê no início da manhã ou após às 16h.
É justamente nesse segundo período que acontece a mágica. Depois de oferecer luz e calor para seus súditos, o rei se despede na forma do crepúsculo. Antes de ceder espaço à noite, ele ainda nos presenteia uma última vez, colorindo o céu com uma paleta que nunca é exatamente igual à anterior.
Talvez o fascínio pelo pôr do sol esteja justamente aí: trata-se de um lembrete para aproveitarmos o momento. Cada poente é único. Depois que ele passa, restam somente as lembranças – e, claro, algumas fotos para publicar no Instagram. 😉
Aliás, os fotógrafos profissionais adoram os instantes em que o sol está mais baixo no horizonte. É a chamada hora dourada. A luz natural ganha tons avermelhados e fica mais suave, em comparação ao restante do dia. Isso cria a atmosfera perfeita para imagens belíssimas!
Você também faz parte da turma que adora fotografar o céu? Já se reuniu com os amigos para aplaudir o pôr do sol na praia e agradecer por mais um dia iluminado que passou?
Temos uma sugestão. Venha se hospedar na Praia do Rosa! Aqui você pode admirar esse espetáculo de camarote. Dá para observar o crepúsculo à beira-mar ou, então, subir até um dos morros para ter uma visão privilegiada.
A região também tem diversas opções de lazer para quem procura descanso em meio à natureza. E o melhor é que você pode aproveitar o passeio tanto no verão quanto durante o inverno.
Quer saber mais? Então entre em contato com a Hospedaria das Brisas e conheça nossas instalações. Estamos aguardando a sua visita. Até lá!