Uma viagem não começa apenas quando se chega ao seu destino. Ela tem início no trajeto, naquele momento em que se está dentro do carro, do ônibus ou do avião admirando as paisagens pelo caminho. Com a chegada do frio, os cenários vão se transformando, e as belezas do inverno também aparecem nessas paisagens.
E é na busca de destinos alternativos e de cenários diferenciados que, no inverno, a Praia do Rosa apresenta o perfeito clima da serra, mas de frente para o mar. E não são apenas as belezas naturais da praia se mostram como atrativo. Para quem vem da serra, da região de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi, o trajeto é uma atração por si só. A Rota do Sol, principal via de ligação entre a Serra Gaúcha e o Litoral, é conhecida por seu encanto. As estradas percorrem montanhas, por vezes contornando os morros, em outros, passando por grandes túneis, ou ainda atravessando pontes que impressionam em sua grandeza.
Para apreciar as belezas naturais, garantidas pela vasta vegetação que acompanha o trajeto, o ideal é fazer o percurso durante o dia, e curtir a viagem. O caminho ainda apresenta suas próprias atrações turísticas, com opções de paradas para descanso: na área que contorna o Rio Três Forquilhas, os turistas podem encontrar diversas barraquinhas que vendem produtos locais, como bebidas, frutas e doces; localizado logo no início da descida, o Mirante da Serra do Pinto também é um ponto marcante do trajeto, de onde se pode ter uma bela vista das montanhas e do vale abaixo, além da Ponte do Rio Três Forquilhas, que marca o final da serra e a chegada à região litorânea. O caminho também é repleto de restaurantes, lancherias e cafés, com diversas opções de refeições.
Chegando na Praia do Rosa, se percebe que o inverno também trouxe mudanças para a praia, que ganha um ar mais romântico. As montanhas, que marcam o entorno da região, reforçam o clima de serra na cidade. Os restaurantes da região, que podem ser encontrados principalmente no Rosa, são reconhecidos por sua alta gastronomia, com opções de pratos refinados, outros mais tradicionais, e daqueles que buscam trazer os sabores da cultura local.
Se para a Praia do Rosa a mudança de estação traz transformações para a cidade e para os moradores, para a Hospedaria das Brisas a chegada do inverno representa uma preparação especial.
As suítes e espaços comunitários da pousada, como o local onde são servidos os cafés da manhã e o restaurante Refúgio do Pescador, ganham lareiras que garantem o aconchego dos cômodos, e o cardápio é adaptado para o inverno, com pratos mais quentes, além da criação de um menu romântico montado especialmente para o Dia dos Namorados.
Todo esse ambiente preparado com muito cuidado remete a programações ideias para os casais nos dias de frio. O clima da serra ganha um brilho especial com a vista para a praia, e se completa com as delícias da culinária local, que fica ainda melhor quando acompanhada de um bom vinho ou um café especial, que completam a experiência, proporcionando momentos únicos.