O inverno na Praia do Rosa reserva um clima todo especial para seus moradores e visitantes. Se no verão a praia é o destino mais procurado pelos turistas que procuram um lugar tranquilo para aproveitar o calor com a família e os amigos, no inverno, a região ganha um ar charmoso e romântico, sendo o destino perfeito para os casais.
Cercada por morros e costões, na estação mais elegante do ano os turistas irão encontrar o clima da Serra na Praia do Rosa. E como forma de aproveitar as belezas únicas do inverno, a região se organiza de forma única para receber os visitantes. As pousadas preparam seus ambientes de forma a deixar todos os cômodos mais aconchegantes. Na Hospedaria das Brisas, as lareiras são ajeitadas para aquecer os locais, que ficam ideais para viagens românticas.
Os restaurantes, reconhecidos por sua alta gastronomia, adaptam seus cardápios, criando menus voltados para pratos quentes e que utilizam de ingredientes da estação. No Refúgio do Pescador, restaurante localizado na Hospedaria das Brisas, os visitantes já encontram os pratos especiais de inverno deste ano, criados pela chef Jéssica Cordeiro. O cardápio sazonal utiliza de ingredientes produzidos na horta orgânica da pousada, além de acompanhar a safra de peixes e de frutos do mar. Entre as opções da estação, estão pratos como tainha assada na brasa acompanhada de farofa de ovas e cogumelos, pirão e salada de folhas verdes; nhoque de batata roxa com pesto de rúcula e pétalas de cebola caramelizada; legumes defumados com purê de feijão branco e castanha de caju, coalhada de kefir e ervas frescas, e pavlova de erva mate e bergamota como opção de sobremesa. Para dar aquele toque romântico na noite dos casais, o Refúgio do Pescador também serve e a sequência de fondue na pedra, um queridinho do inverno.
Mas além do clima de aconchego que é encontrado no Rosa, a praia ainda conta suas singularidades. Entre os meses de maio e julho, a região é marcada pela temporada de pesca da tainha, tradição que teve origem com os indígenas, carregando história e cultura entre as gerações, e que atualmente funciona como atividade econômica de muitas famílias do local. Até hoje, a pesca da tainha segue como uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes e história, que são repassadas de geração para geração.
Outra característica da região no inverno que atrai muitos turistas é o fato de que a Praia do Rosa conta com a temporada das baleias francas, sendo um dos poucos lugares do mundo onde os animais podem ser observados da beira do mar ou dos costões rochosos que cercam as praias. Entre os meses de julho e outubro, as baleias francas migram para a o Rosa em busca de baías de águas calmas e quentes para procriar e darem luz a seus filhotes.
A Praia do Rosa ainda é muito visada para a prática de esportes, especialmente pelos surfistas. As estações bem definidas do local proporcionam excelentes ondas para a prática do surf durante todo o ano, mas é no inverno que, com a temporada de ciclones em alto mar, se criam as grandes ondas no litoral. É neste momento que o swell invade o Rosa, trazendo sequências de ondas gigantes que se tornam atração especial para a prática do esporte, com a vinda de surfistas de todo o mundo em busca das ondas perfeitas.
Seja para aproveitar o clima romântico da praia no inverno, para avistar a passagem das baleias francas ou para praticar esportes náuticos, os turistas irão encontrar no Rosa um local receptivo no inverno, preparado para os diferentes tipos de público. Para os casais que buscam tranquilidade e bons pratos quentes, a Hospedaria das Brisas se prepara para uma recepção muito acolhedora. As lareiras nos ambientes, o ar hospitaleiro da equipe da pousada e os sabores dos pratos servidos no local garantem uma estadia calorosa para todos aqueles que buscam o clima da Serra nas paisagens da praia.