A Praia do Rosa, além de contar com suas belezas naturais tão conhecidas e procuradas, também possui uma forte identidade no que diz respeito à gastronomia. A região de Santa Catarina, que se prepara para sempre receber seus visitantes da forma mais acolhedora, tem na culinária um dos grandes atrativos turísticos que se mantém ao longo de todo o ano.
Se o clima é um fator importante para a definição de uma programação turística, com a gastronomia não seria diferente. Através de pratos montados com ingredientes sazonais, é possível que se passe por cada uma das estações de forma marcante através da comida. Os dias quentes pedem pratos leves e refrescantes, que caiam bem com idas à praia e passeios ao ar livre. Combinar com uma cervejinha ou com um bom drink também é uma ótima pedida. Já para os dias frios, pratos quentes e que tragam a sensação de aconchego deixarão qualquer passeio ainda mais especial. A harmonização com vinhos é um diferencial para que a programação fique ainda mais elegante.
Na Praia do Rosa, é possível encontrar restaurantes para todos os públicos, com opções de cardápios mais simples, mas também alguns com menus bastante requintados. Por ser uma região litorânea de Santa Catarina, os frutos do mar são ingredientes essenciais da culinária local, estando presentes nos restaurantes ao longo de todo o ano. Respeitando a temporada de cada espécie, muitos restaurantes do Rosa adaptam seus cardápios para aproveitar o que se tem de mais abundante em cada estação.
Entre os meses de maio e julho, por exemplo, acontece a temporada de pesca da tainha. Esta é uma época importante para os moradores da região, que trabalham empenhados para garantirem seu sustento. E é especialmente nesta época que as receitas que utilizam a tainha brilham no cardápio dos restaurantes. O camarão, ingrediente importante em pratos requintados, também tem a sua temporada de pesca, que fica concentrada entre os meses de dezembro e maio, garantindo ainda mais frescor e sabor nas receitas que utilizam o crustáceo.
Entre restaurantes, bares e bistrôs, outro ponto forte na identidade da gastronomia da Praia do Rosa é o ambiente dos restaurantes. De decorações mais simples até aquelas mais refinadas, de alguma forma os restaurantes buscam trazer a presença da praia da região para dentro de seu espaço. Em muitos casos, a própria vista do local deixa a experiência ainda mais completa, com possibilidade de visão para as praias ou para as montanhas que fazem parte das paisagens do local. Para finalizar a experiência, os restaurantes da região também prezam por um atendimento atencioso e diferenciado, que vai ajudar os turistas a conhecerem o menu da melhor forma de acordo com cada paladar.
São muitas as razões que podem motivar uma viagem, e a culinária certamente é um ótimo propósito para se conhecer ou revisitar a Praia do Rosa. Seja para conhecer novos sabores, reviver um prato inesquecível ou apresentar um local especial para alguém que se ama. Gastronomia fala sobre alimento, mas também fala sobre memória afetiva. Um bom prato pode te fazer viajar através de seus temperos, pode te transportar para um momento marcante da sua história, ou pode te ajudar a construir novas boas memórias.
O Refúgio do Pescador, restaurante da Hospedaria das Brisas, carrega esse propósito em sua culinária, acreditando que comida é afeto e respeito pela natureza. Cada prato é pensado de forma a combinar os ingredientes entre si com os momentos especiais que são celebrados no restaurante. A partir dos nossos pratos, desejamos que nossos visitantes possam criar uma bagagem de sabores que poderão ser levados para casa e que irão lhes acompanhar em suas memórias, até que possam voltar e criar novas boas lembranças.