No verão os dias se tornam mais longos e as temperaturas mais altas, propiciando o clima ideal para curtir a praia. No entanto, o calor também afeta de modo significativo o nosso metabolismo, exigindo uma alimentação mais saudável.
Uma alimentação balanceada é essencial para manter o equilíbrio e disposição do corpo durante o ano todo, mas é com o calor que o corpo tende a apresentar sinais como tontura, cansaço e má digestão, problemas que podem ser aliviados com a ingestão de alimentos leves, nutritivos e ricos em proteínas e vitaminas.
O primeiro passo é saber o que evitar, como frituras, carnes muito gordurosas e embutidos.
Para os lanches dê preferência para os queijos brancos, iogurtes desnatados e sanduíches frios com cereais integrais e muitos vegetais.
Verduras, frutas e legumes são sempre uma boa pedida pela quantidade significativa de vitaminas e sais minerais, além de ajudarem a manter o peso.
Quem quer aproveitar a alimentação para garantir aquele bronzeado, deve abusar das opções ricas em licopeno e betacaroteno, como cenoura, abóbora, melancia e tomate.
Os peixes e frutos do mar, maiores protagonistas nos pratos de verão, devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana e se destacam não só pelo sabor, como também pelos nutrientes e principalmente pelo baixo teor de gordura.
Os peixes são fontes ricas em proteínas e ômega 3, gordura benéfica para o coração que diminui o risco de doenças cardíacas e ajuda na diminuição da pressão arterial e do colesterol. Também possuem vitaminas importantes para o organismo como a vitamina A, E, e D, além de micronutrientes como ferro, magnésio, fósforo, potássio e outras substâncias que auxiliam na digestão, tornando-a mais leve e rápida.
Já os frutos do mar são ótimas fontes de vitaminas do complexo B e minerais, alguns, como o camarão, ainda possuem proteínas, cálcio, iodo e zinco.
Tratando-se de sobremesas, fuja dos sorvetes e milk shakes tradicionais que possuem muito açúcar e costumam ser calóricos e gordurosos. No lugar, opte pela gelatina, picolés e smoothies de frutas, que refrescam de forma bem mais saudável.
Por último, o mais importante: esteja atento à hidratação. Com o calor vem a transpiração e o corpo acaba perdendo muita água e sais minerais que precisam ser repostos, por isso beba muita água e sucos de frutas naturais, que hidratam e refrescam.
Evite consumir álcool e refrigerantes, porque ao contrário do que popularmente se pensa, eles não repõem os líquidos perdidos, ao contrário, o refrigerante aumenta a sede pelo excesso de açúcar e o álcool tem efeito diurético, fazendo com que o corpo necessite de mais água para eliminá-los.
Quando o suor é excessivo, além de beber água constantemente, a hidratação deve ser complementada com isotônicos, soro caseiro ou água de coco.
Com a alimentação certa e um corpo bem hidratado, com certeza o seu verão terá outro sabor.