O inverno reserva uma atração muito especial para os moradores e para os turistas da Praia do Rosa. É um momento único de conexão com a natureza que se cria através da possibilidade do avistamento de uma das belezas da vida animal. Durante o inverno e a primavera, entre os meses de julho e novembro, a região do litoral catarinense recebe a temporada das baleias francas.
É dentro deste período que as baleias francas, um dos maiores mamíferos do mundo, vêm para a região de Santa Catarina e podem ser vistas da beira do mar ou dos costões rochosos que cercam as praias. A rota das baleias inclui as cidades de Imbituba, a capital nacional da baleia franca, Laguna e Garopaba, passando pela Praia do Rosa, que faz parte da Rota da Baleia Franca. A região é reconhecida como uma das principais do mundo para o avistamento dos animais a olho nu.
O evento acontece porque, depois da gestação de doze meses, as baleias francas fêmeas vêm na direção do litoral catarinense em busca de baías de águas calmas e quentes para dar à luz a seus filhotes. Cada uma dessas mamães baleias terá um único filhote por gestação, e voltará a ter um novo bebê apenas em três anos. Enquanto as mamães baleias podem chegar a ter dezessete metros de comprimento e 70 toneladas, os bebês nascerão com aproximadamente quatro metros de comprimento e terão cerca de 1300 quilos.
A procura pelas águas quentes se dá porque as baleias adultas possuem uma grossa camada de gordura para sobreviverem ao frio da região de onde passam as outras estações; já os filhotes, nascem sem essa camada de gordura, e é durante o período de inverno e primavera do hemisfério sul que serão amamentados, o que fará com que criem sua própria camada de gordura para que depois possam retornar às águas frias de sua casa.
Além das águas quentes e calmas, a geomorfologia da Praia do Rosa também é essencial para a vinda das baleias para a região. Pelo fato de o litoral ter um formato de baía, as mamães baleias encontram no local um lugar seguro para dar à luz a seus filhotes. E esse espaço é ideal para que os bebês possam aprender a nadar, além de ser tranquilo para que eles possam brincar enquanto ainda são pequenos. É durante esse tempo, em que as baleias estão bem próximas da costa, que elas podem melhor ser vistas a olho nu.
E é pelo fato de elas passarem esse tempo bem próximas das praias que ganharam seu nome. “Baleia franca” vem de “baleia mansa”, derivado do fato de elas se aproximarem da costa, não estando sempre em alto mar. Outra curiosidade sobre os animais é que, diferentemente de outras espécies, quando as baleias francas ejetam a água, no momento da respiração, o esguicho pode ser visto em forma de V, causando um efeito especial para os observadores.
A Hospedaria das Brisas espera todos aqueles que buscam no inverno as belezas e a tranquilidade da Praia do Rosa, e que ainda contarão com a atração única que é a observação das baleias francas. Poder estar próximo de animais tão grandiosos certamente é um evento marcante que vale a pena ser visto diversas vezes. Ao longo da temporada de permanência das baleias no litoral catarinense, muitas baleias poderão ser observadas, e basta contar com um pouco de paciência e sorte para ver as mamães baleias nadando acompanhadas de seus filhotes.