Santa Catarina tem praias conhecidas mundialmente por suas belezas, sendo um dos litorais mais belos do Brasil. Cada uma de suas praias possuem seus encantos únicos, mas existem algumas que se destacam e que estão entre os destinos preferidos dos turistas que vão para a região. Entre trilhas e praias, para quem está se preparando para conhecer o local ou visitar o Rosa novamente, seguem dicas de alguns dos paraísos secretos da Praia do Rosa.
Praia do Portinho: No lado sul da Praia do Rosa, é possível encontrar a praia do Portinho, que possui areias brancas e águas calmas, apresentando um charme único. Além das belezas naturais, o local conta com diversas trilhas, uma piscina natural e ainda é um refúgio onde os pescadores da região guardam seus barcos, o que traz um ar especial para a paisagem. O acesso à Praia do Portinho pode ser feito de carro ou a pé, seguindo pela estrada do Rosa Sul.
Lagoa do Meio: Já na parte central da Praia do Rosa, é possível encontrar uma lagoa que fica à beira mar, mas que tem sua água doce. Com águas mornas, sempre mais quentes que as do mar, a lagoa é muito convidativa para um mergulho, além de ser perfeita para a prática de esportes aquáticos, como stand up, caiaque e windsurf. O entorno da Lagoa do Meio também não deixa a desejar, com diversos lugares a serem explorados ao seu redor.
Piscina Natural do Rosa Norte: A piscina parece que saiu de um filme. Nesse cenário, é possível aproveitar a beleza da piscina natural em águas calmas e mornas, curtindo com a família e amigos, além de registrar os momentos em fotos com fundos deslumbrantes.
O acesso às piscinas se dá pela região do Rosa Norte, através de uma trilha. Com aproximadamente cinco minutos de caminhada já é possível contornar as pedras e avistar as piscinas. É importante se programar para ir ao local em dias em que o mar não esteja alto ou com ondas grandes, para garantir a segurança dos visitantes.
Trilha da Praia Vermelha: Esta trilha é ideal para quem busca uma aventura mais longa, mas sem muitos desafios. A Trilha da Praia Vermelha possui um trajeto bem sinalizado, com diversas plaquinhas que ajudam os visitantes em seu caminho. E os belos cenários são encontrados já ao longo da trilha, pois em sua primeira metade se encontra uma fenda nas pedras através da qual é possível ver o mar, como uma moldura. O local é perfeito para uma parada de descanso, contemplação e registros.
O meio da trilha destaca a vegetação da região, sendo cercado de mata nativa, e vai desembocar na beira da Praia Vermelha, uma praia quase sempre deserta de areia branca e com muita sombra. Quando na temporada, entre os meses de julho e outubro, é possível avistar baleias francas adultas e filhotes, que vêm para a região em seu período de reprodução.
Trilha da Praia do Luz: Para chegar nessa praia também é preciso passar por uma trilha que por si só é uma bela atração, sendo uma das mais conhecidas por sua beleza na região. Como a trilha tem seu início no Rosa Sul, é possível ter uma visão panorâmica de todo o litoral da região, possibilitado pelo formato em meia lua da Praia do Rosa. É uma trilha que apresenta pouca dificuldade, apesar de ter a inclinação da subida do morro. Mas o que se observa já no início da caminhada certamente faz o passeio valer a pena.
Ao fim da trilha, pode-se ver a Praia do Luz e toda a extensão da Praia de Ibiraquera com sua vegetação e costões que acompanham as areias e o mar ao longo de sua extensão.
Essas são apenas alguns dos locais do Rosa que valem serem visitados, pois cada uma das praias possui sua beleza única. Além das pesquisas que podem ser feitas antes da viagem, os moradores da região, bem como os colaboradores da Hospedaria das Brisas e do Refúgio do Pescador estão à disposição para ajudar todos os visitantes na criação de um roteiro que ficará guardado na memória.