Toneladas e mais toneladas de tainha serão retiradas do mar nas praias de Imbituba e Garopaba até o final de julho. Acontece que, de 1º de maio até 31 de julho, a pesca artesanal desse peixe é permitida e centenas de pescadores tiram o seu sustento especialmente nessa época do ano.
Para não atrapalhar o trabalho dos pescadores, a prática do surf em algumas praias deve ser evitada nesse período. Quem quer pegar onda pode se deslocar para a Praia do Rosa, do canto norte à lagoinha do meio, e às praias da Vila e Ferrugem, onde também há pontos liberados para a prática do esporte.
A época é especial também para quem deseja ver de perto o arrasto de um grande cardume de tainhas, que é um verdadeiro privilégio e uma forma de se conectar com a natureza e a comunidade. Faz parte da tradição das praias que os surfistas, inclusive, ajudem os pescadores a puxar as redes, e então todos saboreiam juntos uma tainha na brasa logo depois.
A pesca artesanal representa a cultura local e movimenta a economia de muitas famílias tradicionais da região. Uma temporada de pesca farta é sinônimo de progresso e alegria na comunidade.
Confira de perto essa tradição que passa de geração em geração e aproveite para degustar as tainhas fresquinhas!