Há 23 anos, na Praia do Rosa, era criado o Refúgio do Pescador. O restaurante surgiu com o propósito de servir para seus clientes o melhor da culinária local, aliada com técnicas e tendências de cozinha contemporâneas. Através da alta gastronomia, o Refúgio buscava apresentar em seus pratos a cultura e a história de sua casa, a Praia do Rosa.
Com o passar dos anos, o Refúgio do Pescador foi se conectando ainda mais com a gastronomia da Praia do Rosa, realizando um trabalho que traduz o respeito pela natureza. Para trazer os sabores da região para dentro de cada prato, o restaurante sempre utilizou de ingredientes de produtores e de empresas locais, como forma de enaltecer aquilo que é natural do próprio Rosa, buscando valorizar a economia e a cultura local.
Uma forma de se conectar ainda mais com a comida a ser servida, foi a criação de uma horta, a partir da qual se tem uma produção totalmente orgânica. A maior parte dos produtos utilizados que passam pela cozinha são plantados, cuidados e colhidos pela equipe do Refúgio, o que garante uma relação muito especial com o alimento. O processo, além de garantir que a comida servida seja o mais saudável e saborosa possível, ainda busca manter uma relação saudável com o planeta, que se estende para toda a comunidade.
Por utilizar apenas de ingredientes da horta e de produtores locais, o cardápio é recriado a cada seis meses, respeitando a sazonalidade dos ingredientes. O menu tem inspiração nos sabores da praia, a partir, principalmente, da utilização de frutos do mar em suas receitas. Desta forma, o Refúgio está bastante conectado com a história dos pescadores da região, e respeita, assim como esses profissionais, a temporada de pesca de cada um dos animais.
A recriação do cardápio também busca explorar a criatividade da Chef Jess Cordeiro, que já faz parte da equipe do Refúgio há cinco anos e que há quatro está à frente da elaboração dos pratos da casa. A Chef Jess busca, através de seus temperos, evidenciar e trazer para a atualidade os costumes gastronômicos que fizeram parte da construção da Praia do Rosa, com os sabores daqueles que vieram de outros locais e foram trazendo um pouquinho de sua história. Dessa forma, a comida servida no Refúgio conta, principalmente, com influências catarinenses e latino americanas, de países como Argentina e Uruguai.
Os frutos do mar sempre estiveram entre os ingredientes com os quais a Chef mais gostava de trabalhar, mas, com a possibilidade de ter uma horta tão rica a seu alcance, ela vem explorando cada vez mais as possibilidades dos pratos vegetarianos e veganos, elaborando, com muito cuidado, sabores complexos também para esse público. E, para além da conexão com os ingredientes, a Chef Jess também carrega os ideais que motivaram o Refúgio do Pescador desde sua criação, prezando pelo comprometimento e respeito com a natureza.
Muitos anos se passaram desde a abertura do Refúgio do Pescador, mas o propósito do local ainda segue o mesmo: oferecer uma gastronomia de alto padrão sem a perda das raízes, representando o paraíso que é a Praia do Rosa.