São muitas as causas que podem levar qualquer pessoa ao estresse. Trabalho, filhos, trânsito caótico, violência, dificuldades no trabalho, entre outros problemas acabam causando tanta tensão que chegam a dar a impressão de que tudo vai dar errado. Você está se sentindo assim? Então é hora de fazer uso de técnicas de relaxamento para aliviar o estresse.
Com elas, você consegue atingir equilíbrio físico e mental para se sentir melhor, mais feliz e, consequentemente, lidar com as adversidades rotineiras de forma mais tranquila.
Seja na praia ou no campo, o ideal é realizar essas técnicas ao ar livre, perto da natureza, para aproveitar a paz e a tranquilidade que ela traz. Está preparado? Então veja dicas de coloque-as relaxar e coloque-as em prática!
Você provavelmente já ouviu falar que o banho de mar relaxa e renova qualquer pessoa. Embora esta seja uma orientação passada de geração para geração, há evidências científicas que sugerem que sentir as ondas, colocar o pé na areia da praia, ouvir o som do mar e respirar fundo é uma boa técnica para aliviar o estresse.
Um artigo publicado na Inc indica que há algo no mar que consegue tranquilizar as pessoas. O texto escrito pela diretora de marketing da Affinity, Anne Gherini, cita estudos que ligam a praia ao bem-estar do cérebro.
Um dele foi publicado em 2012 pela Universidade de Exeter, que descobriu que pessoas que moram perto do mar tem uma maior sensação de bem-estar do que as demais.
Se você quer aproveitar esses benefícios sigas as seguintes dicas:
Não deixe de dar um mergulho no mar antes de voltar para casa!
Respeitar profundamente relaxa. Embora possa parecer algo muito simples, é muito útil para a rotina diária.
Caso tenha oportunidade, vá a um campo, praça, ou a algum lugar perto da natureza. Sente, observe a paisagem e inspire pelo nariz, sentindo que você colocou em seu organismo o máximo de ar possível. Depois, expire lentamente pela boca.
Procure estar sentado, com as costas retas. Depois de mais calmo, coloque uma das mãos no seu peito e a outra na região do estômago. Sinta que o ar entrou e essas regiões se moveram.
Caso não se sinta confortável ficando sentado, você pode fazer o mesmo procedimento deitado. Essa técnica de relaxamento pode ser feita sozinha ou junta a outras técnicas.
Essa técnica pode ser realizada em qualquer local calmo. A ideia é se conectar às sensações do seu corpo.
Fique sentado ou deitado e foque em você. Sinta e movimente os dedos dos pé, os pés, as pernas até chegar à sua cabeça. Toque seus dedos e o restante do seu corpo. Caso sinta dor em alguma região, mentalize que ela está diminuindo.
Para aumentar ainda mais a sensação de relaxamento, faça uso desta técnica após ter feito a da respiração.
Massagem é algo muito relaxante. Por que você não faz em si mesmo? Essa técnica ajuda a diminuir o estresse, aliviar a dor e a tensão dos músculos.
Prefira um ambiente calmo e agradável. Se possível, use um creme cheiroso. Faça massagens em seus pés, suas mãos, na nuca e dedique um tempo a você. Foque mais no pescoço e na cabeça.
Comece passando as pontas dos dedos na nuca, de cima para baixo. Depois, use o polegar para fazer movimentos em círculos no restante da cabeça. Faça massagem também no couro cabeludo e no rosto.
Caminhar ao ar livre, dançar, pedalar também são ótimas opções para quem quer aliviar o estresse e melhorar a saúde. Aproveite para observar a paisagem, respirar ar puro e deixar os problemas longo do pensamento.
Todas essas técnicas de relaxamento são seguras e podem ser feitas por pessoas de diferentes idades, Qual delas você quer realizar primeiro? Se optar pelo mar, estamos prontos para recebê-lo na Praia do Rosa.