Além das belezas naturais e da alta gastronomia pelas quais a Praia do Rosa é fortemente reconhecida, a região possui outras várias particularidades que fazem o lugar ainda mais especial. Entre belezas escondidas, hábitos do local e expressões da região, a Praia do Rosa guarda algumas curiosidades que tornam o local ainda mais interessante para se conhecer.
Uma marca da região são as plaquinhas espalhadas pelas ruas e pelas praias que reforçam a importância da preservação da natureza e do cuidado com o descarte correto do lixo. Além de colaborarem para a limpeza do local, as plaquinhas, pintadas cuidadosamente com tintas coloridas e escritas a mão, colaboram para a identidade da Praia do Rosa, pois já fazem parte dos cenários e são marca registrada do lugar.
Para os turistas, é muito importante saber que a Praia do Rosa tem muitas ruas estreitas e sem calçamento, o que é um verdadeiro convite para que os visitantes deixem seus carros em nas hospedagens e saiam para conhecer o lugar a pé. Ao caminhar a pé, também é possível encontrar diversas trilhas para desbravar. Existe um ditado no Rosa que diz que toda trilha sempre termina no mar, é só seguir as plaquinhas. Dessa forma, além de serem surpreendidos pelas belas paisagens, os turistas ainda podem se aproximar um pouco mais do estilo de vida dos moradores do local. Essa característica também fortalece o princípio de conexão e de preservação da natureza, muito incentivado na região.
Por ter a cultura da pesca, que além de ser fonte de renda e também faz parte da história da região, alguns objetos têm grande presença na Praia do Rosa, como a canoa e a tarrafa. Com a forte relação dos moradores e dos pescadores com o mar, símbolos como Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes também estão muito presentes na cultura e nas crenças locais.
Os horários da Praia do Rosa também podem ser diferentes para quem está acostumado com o ritmo das cidades grandes. Pela manhã, muitas vezes, o comércio da região poderá estar fechado. Assim, quem procura visitar as lojinhas com produtos temáticos da praia, deve reservar o período do final da tarde para esse tipo de passeio.
A Praia do Rosa coleciona destaques na imprensa por sua beleza, já tendo sido citada em veículos estrangeiros, como o americano The New York Times, o britânico The Sun e o argentino Clarín. Além disso, neste ano, o Airbnb, empresa de aluguel de estadias que funciona em todo o mundo, lançou um ranking com os dez destinos de praia mais bem avaliados do Brasil, e a Praia do Rosa aparece em terceiro lugar no pódio nacional. O ranking foi montado com base em avaliações dos usuários do Airbnb.
As belezas de um lugar vão além de suas belas paisagens, mas passam também pela história e pela cultura do local. A Praia do Rosa, além de ser presenteada pelas paisagens, também carrega em sua memória um pouco do que cada um que passou por ali deixou, com costumes que prezam principalmente pela harmonia com a natureza. Quem visitar o Rosa, vai conhecer mais do que as lindas praias, pois vai entrar em contato com uma cultura de respeito e amor pelo próximo e pelas coisas simples da vida.